HORIZONTE MONTE VERDE

MONDIM DE BASTO

É um concelho de transição entre o Minho e Trás-os-Montes com cerca de 8000 habitantes. Mondim de Basto, sede do concelho, dista 48 Kms (ER304) ou 37 Kms (EM 1191) de Vila Real, 55 Kms de Guimarães, 32 Kms de Amarante e 90 Kms do Porto. Nosso concelho é repleto de Rios de sonho, paisagens deslumbrantes, levadas de água límpida, cascatas e riachos, recantos escondidos e uma infindável mancha florestal. A natureza em todo o seu esplendor! Igrejas e capelas românicas, solares imponentes, brasões, ruas velhas, caminhos e trilhos, pontes e vias medievais, castros e menhires, num absorvente passeio pela história e pela tradição.

A grande riqueza do concelho de Mondim de Basto reside na enorme diversidade de atractivos que tem para oferecer, destacandosse em primeiro lugar, a Nossa Senhora da Graça com todas as suas valências e encantos e o Parque Natural do Alvão, onde pontificam as espectaculares Fisgas de Ermelo, dignos representantes do nosso património cultural, histórico e ambiental.

MONTE DA Sr.ª DA GRAÇA



O Monte Farinha eleva-se, a um altitude de cerca de mil metros, ostentando no topo a venerada ermida de Nossa Senhora da Graça. Local mágico e cativante recheado de história e de vestígios arqueológicos, de lendas e de tradições. Local privilegiado para os amantes da natureza e emblemática referência desportiva, é destino obrigatório dos caminhos da fé, da religião e do turismo nacional e internacional. O Santuário dista 13 km do centro da vila de Mondim de Basto e 12 km do nosso endereço. Para os amantes do pedestrianismo, existe o antiquíssimo caminho pedonal que ainda hoje é percorrido pelos romeiros e pelos peregrinos e que se encontra devidamente sinalizado. Temos a brochura do percurso, mas também pode requerer na Loja Interativa de Turismo de Mondim de Basto. 

FISGAS DE ERMELO

As Fisgas de Ermelo constituem o local mais emblemático da área protegida Parque Natural do Alvão. São uma das maiores quedas de água da Europa, com um desnível de cerca de 400 metros, assentes em rochas quartzíticas com aproximadamente 480 milhões de anos. Foi a fracturação destas rochas duras que permitiu que o Rio Olo nelas se tenha “enfisgado”, dando origem ao nome popular pelo qual é conhecida a mais bela cascata do território continental português. 

A beleza singular e selvagem das Fisgas de Ermelo atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos, que daqui saem com todos os sentidos despertos e com o desejo e a promessa de voltarem muitas outras vezes. Quer a montante quer a jusante das quedas de água, é possível encontrar lagoas naturais, de águas puras e cristalinas, denominadas “piocas”, que convidam a banhos refrescantes.